terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Persistência: 36 hs sem água no Nepal

Persistence: 36 hrs without water in Nepal (Translate this article)..

Pico Tawoche, Nepal

Persistência é a palavra chave, para quem quer enfrentar com sucesso todos os seus sonhos, desafios e medos. Assim é para Lance Armstrong, ciclista 7 vezes campeão do Tour de France, que no dia que foi diagnosticado com câncer nos testículos pedalou por 8 horas em pé por não aguentar a dor ao sentar no selim da bicicleta. Assim também para o ultramaratonista Dean Karnazes, que realizou 50 maratonas em 50 dias, além de outras inúmeras provas, algumas com mais de 300km, em relatos impresisionantes que podem ser lidos nos seus dois livros, e para muitas das pessoas que acompanhamos por aqui, como o pessoal cruzando a Antártida, a Amazônia, as Américas e outros.

Pois persistência foi a palavra chave também para a dupla de escaladores Renan Ozturk e Cory Richards, que alcançaram em janeiro deste ano o cume do Tawoche, um pico de 6500m na região de Khumbu, Nepal. A dupla abriu uma nova rota de 1200m de alto nível de dificuldade, enfrentando rochas bastante soltas e desidratação intensa, em 36 horas sem água no ataque final ao cume.

Tão surpreendente quanto o próprio feito, foi que os escaladores divulgaram seu feito em "tempo real", criando uma série de 5 vídeos extremamanente bem produzidos e editados durante a própria escalada. Cada um deles carregou consigo uma filmadora digital e, durante os períodos acampados, realizavam toda a montagem e já publicavam no site Vimeo e em seu blog Vertical Carnival através de conexão satelital. Os vídeos, além de inspiradores,  impressionam pela qualidade das imagens e edição, revelando claramente os desafios enfrentados.

Assista aos vídeos #4 e #5 (conquista do cume) em alta definição, onde os escaladores relatam os problemas com a água e outras dificuldades da escalada.


0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...