sábado, 6 de fevereiro de 2010

Aventureiros que caminharam a extensão dos Andes com novo projeto nos EUA

Adventurers who walked the length of the Andes with new project in the U.S. (Translate this article).

Deia Schlosberg e Gregg Treinish na Bolívia

Em 17 de abril de 2008, o casal norteamericano Deia Schlosberg e Gregg Treinish completaram uma expedição de 2 anos que os rendeu o prêmio National Geographic Adventurer of the Year 2008. Os dois caminharam por 12500 km na América do Sul, tendo percorrido grande parte dos 8000 km de extensão da Cordilheira dos Andes.


Gregg e Deia partiram de Quito no Equador em 13 de julho de 2006, com o objetivo de conhecer e vivenciar os costumes dos povos andinos e aprender o máximo possível sobre sua cultura e formas de sobrevivência, que ainda se mantém após centenas de anos. Passaram pelo Peru, Bolívia, Chile e Argentima, até o extremo sul da América Latina, procurando percorrer trilhas deixadas por animais (llamas, guanacos e outros), caminhos utilizados pelos moradores locais e a trilha Inca original (Capaq Ñan), sempre evitando estradas pavimentadas. Enfrentaram doenças, caminhos difíceis, locais inexplorados, escalaram montanhas, passaram fome, calor, frio e sede, mas certamente realizaram a maior experiência de suas vidas.

Além de excelentes fotos, o casal produziu este video de 31 minutos, que também pode ser adquirido em maior resolução em seu website Across the Andes, por um valor sugerido de doação de US$ 15.00, assim como as fotos também podem ser compradas.


O próximo plano da dupla de aventureiros, para este ano, é realizar uma travessia a pé dentro dos EUA, entre os ecossistemas Greater Yellowstone e Salmon-Selway, pontos de grande importância em termos de biodiversidade no planeta, para entender o porque de, apesar de estarem conectados, alguns animais como o urso cinzento (Grizzly Bear) não estão mais  presentes em ambos sistemas. Os dois irão trabalhar em conjunto com a Greater Yellowstone Coallition para descubrir estes e outros mistérios, que atribuem a obstáculos naturais e principalmente artificiais, como cercas, produzidos pelo homem.

Como estudante de biologia (Gregg) e mestranda em produção de filmes de ciências e história natural (Deia), estarão acompanhando outros cientistas e documentando a travessia em filme. Além de registrar toda a situação entre os dois ecossistemas, pretendem também poder ouvir aos proprietários de terra da região e ver como poderiam trabalhar em conjunto em prol da preservação destes locais. Confira mais informações sobre o projeto no site Connecting the Gems.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...